Conheça o Grupo E da Copa do Mundo Feminina

Com as finalistas da Copa do Mundo Feminina de 2019, o grupo E se equilibra entre duas estreantes a duas postulantes ao título.

Estados Unidos

As atuais campeãs da Copa do Mundo são favoritas em qualquer circunstância e não existem dúvidas sobre isso. A atual edição agora tem um tempero especial: as americanas buscam o terceiro título consecutivo.

No entanto, o time passa por uma grande reformulação depois da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Vlatko Andonovski é o substituto de Jill Ellis desde 2019 e para a Copa do Mundo na Austrália e Nova Zelândia optou por levar 14 estreantes no torneio.

Entre lesões e aposentadorias, o treinador precisou achar soluções para suprir as necessidades do elenco para a disputa do mundial, o que tem gerado dúvidas sobre o seu trabalho. Recentemente, o time perdeu três partidas seguidas para Alemanha, Inglaterra e Espanha e é algo que não acontece desde há cerca de 30 anos.

Megan Rapinoe, melhor jogadora do mundial de 2019, foi convocada para mais uma edição e é uma das jogadoras mais experientes do torneio. Ela tem a responsabilidade de influenciar as novas jogadoras a assumirem o protagonismo, como é o caso de Sophia Smith.

A atacante de 22 anos tem se destacado como uma das principais figuras do futebol feminino dos EUA. Em 2022, teve uma temporada extraordinária tanto no clube quanto na seleção, sendo a MVP mais jovem da NWSL (National Women’s Soccer League) e levando o Portland Thorns ao terceiro título da liga. Ela também marcou 11 gols pela seleção dos EUA em partidas internacionais, tornando-se a jogadora mais jovem a liderar a seleção em gols em um ano desde 1993.

Provável time titular: Naeher; Fox, Girma, Cook, Dunn; Sullivan, Horan, Lavelle; Smith, Morgan, Rodman.

Holanda

As vice-campeãs do mundial de 2019 precisaram correr contra o tempo depois da EURO de 2022. A experiência com um técnico de meio período se mostrou um desperdício e foi necessária uma preparação intensiva da seleção.

Jonker, adotou um método para elevar a preparação física das jogadoras ao máximo, até mesmo viajando para acompanhar pessoalmente o treinamento das jogadoras.

O treinador é obcecado por melhorar a condição física das jogadoras e isso tem dado resultado. Nos últimos amistosos o time conseguiu vencer grandes seleções como ***

O treinador também buscou mudar o posicionamento de algumas jogadoras. Algo que causou estranheza, mas que surtiu efeito.

A lesão de Viviane Miedema, a principal atacante da seleção, deixa a responsabilidade do comando de ataque com Jill Rood que atual mente é um dos principais destaques do futebol holandês e se transferiu para o Manchester City após a EURO.

Não vai ser fácil dividir o grupo com suas adversárias da última final de Copa do Mundo. No entanto, as Leoas Holandesas correm por fora na disputa do título e se depender da obsessão do treinador, podem chegar muito longe.

Provável time titular: Domselaar; Wilms, van der Gragt, Janssen, Casparij; Roord, van de Donk, Spitse; Pelova, Beerensteyn, Martens.

Portugal

Estreantes na Copa, as portuguesas enfrentaram um verdadeiro calvário até a classificação. Nenhuma outra seleção jogou mais partidas eliminatórias. Foram 10 partidas nas Eliminatórias europeias, onde terminaram atrás da Alemanha em seu grupo e mais outros 3 jogos de repescagem.

A classificação veio na Repescagem contra Camarões e com um gol nos acréscimos. O gol de Carole Costa veio para coroar um longo trabalho realizado pelo técnico Francisco Neto, que está há 9 anos a frente da seleção.

No elenco são 7 jogadoras com mais de 100 aparições pela seleção e isso dá uma noção do trabalho de longo prazo realizado. Grande parte do elenco esteve junto na EURO de 2017 e 2022 e essa é a grande aposta das portuguesas.

O destaque individual da seleção é Tatiana Pinto, meio campista do Levante da Espanha. Aos 29 anos ela vive seu auge físico e técnico. Na última temporada deixou 12 gols e anotou 3 assistências no Campeonato Espanhol, com o time terminando a competição na 3ª colocação.

O principal objetivo português é conseguir uma vaga no mata-mata. Entretanto, num grupo com Holanda e Estados Unidos, as estreantes vão precisar se superar para chegar lá.

Provável time titular: Morais; Borges, Gomes, Costa, Amado; T. Pinto, Dolores SIlva, Norton; Jessica Silva, Nazareth, Diana Silva.

Vietnã

O Vietnã é uma seleção nova. Não somente pela idade das atletas, mas pelo tempo em que a Seleção começou as suas atividades. As vietnamitas fizeram a sua primeira partida internacional somente em 1997.

A seleção venceu os Jogos do Sudeste Asiático (SEA Games) 4 vezes consecutivas e garantiram a vaga na Copa do Mundo depois de duas repescagens disputadíssimas contra Tailândia e Taiwan.

O futebol feminino país ainda precisa percorrer um longo caminho para ao menos ser profissionalizado. Atualmente a liga local é formada por apenas 7 times. Todas as jogadoras do elenco jogam no futebol doméstico, exceto por Huynh Nhu, a atacante e capitã do time que joga em Portugal, no Lank Vilaverdense.

O técnico Mai Duc Chung, que também já comandou o time masculino, levou o Vietnã para a Copa depoi de vários outros estrangeiros estarem a frente do cargo. Entretanto, a Copa do Mundo Feminina também será a última competição do treinador, que sempre ocupou cargo interino durante a carreira.

Provável time titular: Kim Thanh; Thi Kieu, Thu Thao, My Anh, Thi Thu; Thuy Trang, Tuyet Dung, Thi Van, Bich Thuy, Thi Thao; Nhu.

Cotações do grupo E

Fiquem ligados nas novidades que a Casa de Apostas vai preparar na Copa do Mundo e continue apostando com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *