Conheça o Grupo F da Copa do Mundo Feminina

O grupo da Seleção Brasileira é formado por duas seleções que a Canarinho enfrentou na Copa do Mundo de 2019. França, Jamaica e a estreante Panamá fecham o grupo F.

Brasil

A Seleção Brasileira comandada por Pia Sundhage passa por uma reformulação que visa o longo prazo. A lista final da sueca mostra que existe muito trabalho a ser feito. Muitas estreantes e ausências notáveis e um grupo formado por jogadoras que fizeram parte do ciclo desde o início do trabalho.

Sem Cristiane e Formiga, a liderança do elenco fica toda concentrada na figura de Marta, que também precisou dar um passo atrás no protagonismo e servir de suporte no elenco.

A vaga na Copa do Mundo feminina veio com o título da Copa América em 2022, com 100% de aproveitamento. O que possibilitou a

O trabalho de Pia foi desenvolver uma característica própria para a seleção, adotando um estilo um pouco mais pragmático e que aposta na versatilidade de algumas jogadoras do elenco, como Antônia, Kathellen e Ary Borges, que são jogadoras capazes de desempenhar diferentes papéis defensivos.

Um dos nomes para ficar de olho é Geyse. A atacante o Barcelona vem de uma ótima temporada no time catalão, sendo frequente no time que levou o título da Liga dos Campeões Feminina.

Em abril, a seleção fez excelentes partidas contra Alemanha e Inglaterra, algo que trouxe ânimo para o entorno da seleção depois desses testes de alto nível, algo que parecia faltar para as Canarinhas.

No entanto, Pia nunca deixa frisar que ainda é um começo de trabalho e que os objetivos maiores visam uma próxima Copa do Mundo e não a edição atual. Claro que é algo que nós brasileiros não gostamos de ouvir, porém, a realidade é que o futebol feminino no Brasil continua engatinhando e apesar de termos jogadoras extremamente talentosas, precisa existir uma estrutura muito mais firme para que o Brasil seja uma Seleção que apareça como forte candidata a títulos.

Pia tem usado um 4-4-2 para distribuir o time em campo, mas aproveita versatilidade já citada das jogadoras para fazer variações dentro da partida de acordo com as necessidades.

Provável time titular: Lelê, Antônia Silva, Kathellen Sousa, Rafaelle, Tamires, Ana Vitória, Duda Sampaio, Luana Bertolucci, Nycole Raysla, Geyse Ferreira, Gabi Nunes.

França

A França classificou com certa tranquilidade para a Copa do Mundo vencendo os 10 jogos das eliminatórias. Entretanto, a Seleção passou por turbulências no comando. A técnica Corinne Diacre, no comando desde 2017, foi demitida após conflitos com o elenco, o que tornou sua permanência insustentável na seleção.

O técnico Hervé Rennard assumiu apenas 3 meses antes da Copa, vencendo Colômbia e Canadá após iniciar sua jornada no comando.

Além dessas questões, o elenco francês sofrerá com baixas importantes para o mundial devido a lesões e com um elenco mais experiente, pretende superar as duas últimas campanhas em que ficaram pelas quartas de final.

Delphine Cascarino é a principal ausência, tendo machucado o joelho em maio. A atacante do Lyon aos 26 anos acumula 56 jogos com a camisa da seleção, o que centraliza a responsabilidade de comandar a linha de frente em Eugenie Le Sommer.

A experiente atacante é a maior artilheira da história da França com 88 gols em 172 jogos com a camisa da seleção e será peça chave nas pretensões francesas no mundial.

Wendie Renard segue firme na liderança do time. A zagueira ainda é um dos destaques, além de ser a jogadora mais experiente do time, que já tem várias jogadoras na faixa dos 30 anos na competição.

A sensação é de que pode ser a última chance desse grupo de jogadoras levarem a taça e a França vai ter uma difícil missão para atingir o objetivo.

Provável time titular: Pauline Peyraud Magnin, Maëlle Lakrar, Élisa de Almeida, Wendie Renard, Sakina Karchaoui, Grace Geyoro, Sandie Toletti, Kenza Dali, Kadidiatou Diani, Eugénie Le Sommer, Selma Bacha

Jamaica

Em sua segunda Copa do Mundo Feminina, a Jamaica chega com um elenco melhorado em relação a 2019 e querendo dar mais trabalho a Brasil e França, principalmente.

O elenco tem 13 atletas estreantes na Copa e isso inclui 5 atletas que possuem origem britânica.

As Reggae Girlz fizeram a sua primeira partida internacional em 1991, numa partida contra o Haiti e, desde então, passara, por muitas dificuldades no caminho. Em 2010, a Federação Jamaicana de Futebol** encerrou os projetos de futebol feminino e olímpico, saindo até do ranking da FIFA por inatividade.

O projeto foi retomado com a ajuda de Cedella Marley, em 2014 e colheram os frutos com a classificação depois de uma ótima campanha no Campeonato Feminino Concacaf.

O principal destaque individual da seleção é a atacante Khadija “Bunny” Shaw. Em 2022 foi a primeira atleta caribenha a ser eleita Jogadora do Ano da Concacaf. Atualmente jogando pelo Manchester City, anotou 31 gols em 30 jogos na temporada 2022/2023.

O técnico Lorne Donaldson vai apostar muito na velocidade das jogadoras de lado de campo para causar danos nas defesas adversárias, entretanto, o time precisa evoluir no aspecto defensivo para resistir à adversária. Algo que não tem sido eficiente no time das Reggae Girlz.

Provável time titular:

Provável time titular: Rebecca Spencer, Giselle Washington, Chantelle Swaby, Allyson Swaby, Vyan Sampson, P. Bailey-Gayle, D. Spence, T. Wiltshire, A. Primus, T. Cameron, Khadija Shaw.

Panamá

Após bater na trave na classificação para a Copa do Mundo de 2019. As panamenhas viraram a chave para conquistar uma vaga a todo custo.

Com a 3ª colocação na frase de grupos do Torneio Feminino da Concacaf, o time enfrentou duas partidas de repescagem intercontinentais para garantir o lugar no mundial.

As vitórias sobre Papua-Nova Guiné e Paraguai tornaram o sonho da Copa possível. Agora cabe a jogadoras com Marta Cox e Karla Riley liderarem o time.

Marta é a primeira panamenha a jogar na Liga Mexicana quando se transferiu para o León, em 2021 e depois a primeira a jogar pelo Pachuca Feminino.

Internamente, o sentimento é que a Copa servirá como uma inspiração para que o futebol feminino do Panamá alcance voos mais altos no futuro. Entretanto, questões internas como igualdade salarial entre as categorias masculina e feminina ainda precisam ser resolvidas.

Provável time titular: Yenith Bailey, K. Castillo, W. Natis, Y. Pinzón, C. Baltrip-Reyes, H. Jaen, Emily Cedeno Coba, Aldrith Quintero, Schiandra Gonzalez, Marta Cox Villarreal, Riley Tanner.

Cotações para o grupo F

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *