Copa do Brasil: A Copa das Zebras

A Copa do Brasil tornou-se um dos torneios mais importantes do futebol brasileiro, é o caminho mais curto para um título de expressão a nível nacional, onde o formato mata-mata permite que clubes de todo o Brasil não só participem, mas também façam história na competição.

O torneio consagra ao campeão acesso à fase de grupos da Libertadores e vaga para disputar a Supercopa Rei do Brasil, torneio que reúne os dois maiores campeões brasileiros do ano: Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Aqui no Blog da Casa de Apostas vamos conferir alguns momentos inesquecíveis da competição e marcas históricas ao longo dos anos, bora lá?! 😀

A Copa das zebras 

O inesperado é, com certeza, uma das magias do futebol e a Copa do Brasil é pioneira em protagonizar muitos desses grandes momentos, já na primeira fase da competição os clubes se nivelam e resultados inesperados acontecem.

O Cruzeiro é o maior campeão da Copa do Brasil sendo o primeiro e único clube bicampeão consecutivo (2017 e 2018), conquistando a taça de forma invicta em duas oportunidades: 2000 e 2003. Mesmo com conquistas tão marcantes, a Raposa sucumbiu diante do Sousa, Clube do estado da Paraíba, atualmente no Campeonato Brasileiro da série D. Com gols no final da partida (43′ e 49′ do segundo tempo) o Sousa tornou-se o primeiro clube da Paraíba a eliminar um dos favoritos do torneio ainda na primeira fase.

O Atlético-MG, bi campeão da Copa do Brasil, também deu adeus a competição na primeira fase após ser surpreendido pelo Maringá, a partida foi finalizada em 2×0 no Willie Davids.

Se voltarmos um pouco mais na história, encontraremos conquistas marcantes e times coadjuvantes conquistando o protagonismo. Quem não se recorda do título conquistado pelo São José contra o Flamengo em pleno Maracanã em 2004 ou do Paulista em 2005 que derrotou clubes como Botafogo, Internacional e Cruzeiro e consagrou-se campeão contra o Fluminense?

Outras marcas históricas

O maior técnico da Copa do Brasil, Luiz Felipe Scolari, acumula quatro conquistas sob seu comando, entre eles o título inédito do Criciúma em 1991 (primeiro clube a protagonizar uma zebra na competição), nesta edição o Tigre eliminou equipes como o Atlético-MG e consagrou-se campeão contra o Grêmio.

O maior público da Copa do Brasil foi registrado em 1999, quando o Maracanã recebeu 101.581 mil torcedores em uma final inédita entre Botafogo e Juventude. O Glorioso decidiu sua primeira e única final da competição com o apoio incondicional da sua torcida mas não levantou a taça. Após o empate por 0x0, o título ficou com o Juventude que venceu a primeira partida por 2×1 no Alfredo Jaconi, o título coroou uma campanha quase que impecável do Clube da Serra Gaúcha.

O Nova Iguaçu também escreveu recentemente o seu nome na história da Copa do Brasil, ao golear o Itabuna por 8×0, a Laranja Mecânica se igualou a Palmeiras e Bahia e se tornou o clube carioca com a maior goleada como visitante da competição.

Copa do Brasil 2024

Os clubes da terceira fase Copa do Brasil 2024 já estão confirmados, como dito anteriormente, grandes nomes já deram adeus a competição logo na primeira fase. A disputa agora acontece com jogos de ida e volta, elevando o nível da competição, será que teremos grandes surpresas? O sorteio acontece nessa quarta-feira (17) às 14:30 e aqui no Blog da Casa você acompanha todas as atualizações do maior campeonato de mata-mata do Brasil!

Comenta aqui no post o momento mais inesquecível da Copa do Brasil pra você e até a próxima!

9 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *