Euro: confira 5 grandes momentos do mata-mata

Não existem dúvidas de que a Euro é uma das competições mais importantes no calendário do futebol mundial e como toda Copa, ela produz momentos icônicos que ficam para sempre na memória dos fãs do esporte.

Desde 1960 a Euro produz momentos que entram para a história e agora, com o fim da fase de grupos e os confrontos do mata-mata da Euro 2024 chegando, as emoções das partidas ficam ainda mais afloradas e grandes momentos se tornam ainda maiores e aqui no Blog da Casa, separamos alguns dos momentos mais marcantes do mata-mata da Euro

5. O “nascimento” da cavadinha em plena final

Aqui no Brasil a cavadinha ficou muito popular com lances protagonizados por Loco Abreu, Neymar, Zidane (em plena final de Copa do Mundo) e Pirlo quando marcou na disputa de pênaltis contra a Inglaterra na Euro 2012.

Entretanto, foi lá nos 70 em que o lance foi registrado pela primeira vez num grande evento. Era a final da edição de 1976, na antiga Iugoslávia, disputada por Tchecoslováquia e Alemanha Ocidental. Depois de um empate por 2 a 2 no tempo normal, com a Alemanha igualando o placar nos últimos minutos, o campeão seria definido na disputa de pênaltis.

Estava nos pés do meia-atacante do Bohemians, de Praga, Antonin Panenka a cobrança decisiva. O jogador surpreendeu o lendário goleiro alemão Sepp Meier com a clássica cavadinha no meio do gol e garantiu o título para a Tchecoslováquia. Desde então, o que aqui no Brasil conhecemos como cavadinha, os europeus deram o nome de ‘Panenka’ em homenagem ao feito do jogador.

4. O icônico voleio de Van Basten na Euro 88

Sempre lembramos de como a seleção da Holanda apesar dos grandes times, sempre bateu na trave em Copas do Mundo. Entretanto, a Laranja conquistou um título de Euro na edição de 1988, com grandes jogadores como Ruud Gullit, Ronald Koeman e Van Basten.

Esses grandes jogadores conduziram o time holandês para o título sobre a União Soviética na final dessa edição numa vitória por 2 a 0. O gol mais icônico foi um lindo voleio de Van Basten, aos 9 minutos do segundo tempo.

Um cruzamento de Muhren vindo do lado esquerdo do ataque holandês que atravessou toda área até cair nos pés de Van Basten que acertou voleio primoroso que passou por cima do goleiro Dasayev, morrendo no canto da meta.

É um gol lembrado até hoje entre os mais icônicos da Euro e também do futebol em geral.

3. Golaço e choro de Balotelli na Euro 2012

Semifinal da Euro 2012, em campo, Itália x Alemanha. O jogo parecia dominado pela Alemanha, que contava com mais jogadores atuando em alto nível, mas o favoritismo só vale mesmo com a bola rolando e logo aos 19 minutos Balotelli abriu o placar de cabeça após cruzamento de Cassano.

Durante a competição, havia vários questionamentos sobre o comportamento de Balotelli pelas polêmicas que o levavam ao noticiário mais que as suas atuações e o italiano tinha algo a provar.

Então, aos XX minutos do primeiro tempo, num contra-ataque rápido, o atacante recebeu um lançamento que pegou a defesa alemã desprevenida e saiu livre e só precisou fazer o domínio girando o corpo, ajeitar e soltar uma bomba no ângulo de Neuer.

O gol foi um desabafo. Balotelli tirou a camisa e comemorou como Hulk, mas nem a sua expressão de força escondeu as lágrimas que caíram do seu rosto. O atacante, naquele momento, calou os críticos e levou a Itália para a final da Euro.

Foto: Reprodução

2. Goleiro de Portugal sem luvas na disputa de pênaltis na Euro 2004

Portugal e Inglaterra se enfrentaram nas quartas-de-final da Edição de 2004, disputada em Portugal. O palco era o Estádio da Luz. A partida foi eletrizante, com um 2 a 2 movimentado, com direito a virada empate no segundo tempo da prorrogação. Um jogo definitivamente icônico.

A disputa de pênaltis trouxe um momento emblemático. A Inglaterra converteu sua 6ª cobrança e então Ricardo, o goleiro português, decide tirar as luvas e vê Hélder Postiga acertar uma bela cavadinha para igualar em 5-5 nas cobranças.

Então, Vassel vai para a cobrança e Ricardo defende o pênalti no seu canto esquerdo e comemora mostrando as mãos para a torcida. A cobrança que levaria para as semifinais ficou nos pés de quem? Dele. Ricado converte sua cobrança garante Portugal na próxima fase.

1. Primeira final decidida no Gol de Ouro

Em 1996 a “Morte Súbita” foi implementada nas competições internacionais e também foi ano de Euro, sediada na Inglaterra. O nome da regra foi alterado para Gol de Ouro por ser muito forte e carregar uma conotação negativa.

O Gol de Ouro é uma regra para definir o vencedor de uma partida eliminatória que terminou empatada e foi para a prorrogação. O primeiro time que marcar, é classificado e sendo uma final, se sagra campeão.

Na final, Alemanha e Tchéquia se enfrentaram em Wembley. Os alemães eliminaram os anfitriões na disputa de pênaltis e os tchecos chegaram como sensação do torneio, tendo eliminado Portugal e França em fases anteriores.

A Tchéquia abriu o placar com Berger aos 14 minutos do segundo tempo e o empate alemão veio com Oliver Bierhoff, aos 27 minutos.

O empate levou a partida para a prorrogação e a mágica do futebol aconteceu. Logo aos 5 minutos do primeiro tempo, Bierhoff recebeu um cruzamento de Klinsmann, protegeu a bola, girou e chutou. A finalização contou com um desvio na defesa e o goleiro Kouba aceitou.

Um momento de puro êxtase, misturado com um anti-clímax pelo gol que selou o fim da partida e confirmou o último título da Euro conquistado pela Alemanha.

A regra do Gol de Ouro ainda seguiu na Copa do Mundo de 98 e 2002 e depois foi extinta do futebol.

Quais outros momentos da Euro vocês lembram? Deixem os seus comentários!

Com as oitavas de final da Euro 2024 chegando, são muitas chances de novas memórias serem criadas! Acompanhe a competição e se divirta na Casa de Apostas!

Confira o chaveamento:

Respostas de 4

    1. Olá, craque! Sentimos muito por estar enfrentando dificuldades para acessar. Você consegue tirar dúvidas com a nossa equipe de atendimento via chat. O serviço fica disponível 24h. É só acessar o menu clicando nos três tracinhos na barra superior do site e seleciona a opção chat 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *