Relembre 5 grandes jogadores que anunciaram aposentadoria cedo

Fala, craques da Casa!

Nessa semana o mundo da bola recebeu a notícia da aposentadoria de Eden Hazard. Com apenas 32 anos, o belga que por anos foi destaque do futebol europeu, passou a sofrer muito com lesões desde que se transferiu para o Real Madrid em 2020 e, após ser liberado pelo clube, optou por encerrar a carreira.

Num mundo onde Cristiano Ronaldo não dá indícios de aposentadoria aos 38 anos e Messi que conquistou uma Copa do Mundo aos 35, é incomum imaginar que um jogador que já mostrou um nível tão alto pendure as chuteiras aos 32 anos.

Gareth Bale foi outro jogador que logo após defender País de Gales na Copa do Mundo de 2022, decidiu parar de jogar aos 33 anos, depois de já ter conquistado de tudo.

Aqui no Blog da Casa vamos relembrar de alguns grandes craques que também interromperam a carreira de maneira precoce.

Vamo nessa?

5. Marco Van Basten

O holandês, que só defendeu dois times na carreira – Ajax e Milan – conquistou tudo de maneira meteórica. Foram 2 Liga dos Campeões, 1 Euro, 2 Mundiais, 3 campeonatos italianos, 3 campeonatos holandeses.

Individualmente conquistou 3 bolas de ouro, 4 vezes artilheiro do campeonato holandês, 2 vezes artilheiro do campeonato italiano, melhor jogador da Euro e 1 vez artilheiro da Liga dos Campeões.

Aos 29 anos, Van Basten anunciou a sua aposentadoria. Com tantas conquistas, fica fácil dizer que o atacante holandês viveu apenas o auge na sua carreira, mesmo tendo parado tão cedo.

4. Eric Cantona

O francês de temperamento difícil protagonizou muitas polêmicas durante a sua carreira. Enquanto esteve em seu auge no Manchester United, desferiu um chute num torcedor do Crystal Palace, o que rendeu uma suspensão de 9 meses dos campos.

Entretanto, não foram lesões que levaram Cantona a decidir por interromper sua carreira aos 30 anos. Ele alegou apenas que queria viver outras experiências na vida e encerrar no seu auge no Manchester United.

Cantona se sagrou como ator na França, atuando em dezenas de produções e ainda é muito celebrado em Manchester.

3. Tostão

Um dos principais destaques da lendária Seleção Brasileira de 70, foi uma lenda do Cruzeiro, mas precisou se aposentar de forma forçada após sofrer um descolamento da retina ao receber uma bolada durante um jogo do Cruzeiro contra o Corinthians em 1969.

A aposentadoria não veio de forma imediata depois do ocorrido. Tostão jogou a Copa do Mundo no México, se destacou, mas os problemas decorrentes dessa lesão no olho voltaram a incomodar e isso forçou a aposentadoria do craque brasileiro aos 26 anos.

2. Michel Platini

Um dos melhores jogadores da história da França também não desfilou seu futebol por muito tempo e parou no auge da sua carreira.

Platini conquistou praticamente de tudo. Eleito 3 vezes Bola de Ouro, Campeão da então Copa dos Campeões da Europa, campeão da Euro e campeão italiano pela Juventus.

Michel Platini optou por encerrar aos 32 anos, após a Copa do Mundo de 1986. Platini entregou tudo ao futebol e sem dúvidas está na lista dos maiores jogares da história do esporte.

Logo após encerrar a carreira, assumiu o comando técnico da França e posteriormente passou a atua como dirigente, sendo Presidente da UEFA entre 2007 e 2015 e também protagonizou escândalos de corrupção na entidade.

1. Adriano Imperador

Na memória recente do torcedor brasileiro não tem exemplo maior de jogador que poderia ser muito mais, do que Adriano.

Mesmo tendo parado oficialmente mais tarde do que todos outros da lista, aos 34 anos, Adriano esteve na sucessão do trono de Ronaldo, tendo conquistado a Copa América de 2004 e se tornado um dos principais destaques da Inter de Milão.

Após o falecimento do pai, a carreira de Adriano entrou em declínio e o jogador nunca mais foi o mesmo. O Imperador ainda viveu grandes momentos conquistando o Campeonato Brasileiro de 2009 com o Flamengo.

No entanto, entre 2010 e 2016 Adriano disputou apenas 20 partidas. Àquela altura, o jogador já representava um talento que não atingiu todo o seu potencial.

Seu último contrato profissional foi com o Miami United em 2016. Adriano entrou em campo apenas uma vez e anunciou oficialmente a sua aposentadoria.

Quem mais você se lembra de pendurar as chuteiras cedo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *