O ponta pé inicial para o retorno das atividades do futebol brasileiro foi dado: A CBF enviou um protocolo médico para Governo Federal e aguarda aval para distribuir a federações. Com participação de comissão de médicos e reuniões semanais em que mais de 100 profissionais de clubes e infectologistas o documento é o ponto de retomada progressiva do futebol para diversos clubes e federações pelo país.
O Ministério da Saúde informou que deve responder durante o final de semana. A previsão é de publicação e distribuição ainda na próxima segunda-feira, 04 de maio. O documento que tem mais de 20 páginas, já tem o aval da diretoria da entidade nacional do futebol.
Embasado pelo planejamento do Rio de Janeiro e Santa Catarina, o protocolo é apoiado em trabalhos acadêmicos, estudos de avanço da pandemia dentro e fora do país, os médicos consultaram protocolos que já estão sendo utilizados nas federações da Espanha, de Portugal e em alguns clubes do Japão e da Alemanha, como o Bayern de Munique e o Bayer Leverkusen.
O documento prevê testes em todo o país, ou seja, Todos os profissionais envolvidos precisarão fazer testes do novo coronavírus antes de entrarem nas instalações das equipes. Nas reuniões desta semana, alguns clubes já adiantaram que vão comprar sozinhos os testes, mas outros aguardam ajuda da CBF e das federações. Sobre o protocolo, alguns já receberam de federações de outros estados, mas a maior parte ainda aguarda a CBF.
Alguns dos pontos definidos no protocolo:
Testes de coronavírus
Medição de temperatura
Treinos com grupos separados
Uso limitado de instalações do clube, com cozinha e vestiário fechados.
Tratamento médico e fisioterapia com cuidados especiais
Corredor de segurança no local de treino
Contratação de empresas de desinfecção e descontaminação