Irving tem feito uma temporada incrível individualmente; mas ele piorou os Nets?

Irving é craque. Talvez um dos jogadores mais técnicos e habildosos que a NBA já viu na sua história. Sofreu com temporadas difíceis nos Cavaliers e viveu seu auge no mesmo Cleveland, com LeBron James ao seu lado, conquistando o título de 2016.

Mas depois de 2016, Irving não melhorou nenhum time que jogou. Chegou com pompa ao Boston Celtics. Problemas familiares, extraquadra e também com dificuldades de adaptação e entrosamento com a equipe fizeram o armador fracassar, assim como a franquia. O título era o objetivo principal desse Celtics, que hoje preferiu ter um nome menos badalado em Kemba Walker, mas mais eficiente para um desafio maior de organizar o time.

O armador decidiu rumar aos Nets, se juntar com Kevin Durant e começar uma dupla de sucesso. Brooklyn foi uma das gratas surpresas das últimas temporadas. Após a troca de Kevin Garnett e Paul Pierce junto aos Celtics, a o futuro da franquia foi desfacelado. O trabalho de Kenny Atkinson, técnico, e Sean Marks, general manager, fez a franquia "menor" de New York respirar e, inclusive, chegar aos playoffs tendo D'Angelo Russell como grande nome.

Mas trocar tudo isso para ter Irving e Durant foi o certo? Em longo prazo, muito provavelmente sim, mas hoje não. Irving, até o momento, não melhorou os Nets. O começo irregular de três derrotas e uma vitória corrobora isso.

Irving tem feito excelentes números. 35,3 pontos, 6,0 rebotes e 6,3 assistências por jogo. 2º em pontuação, o armador tem carregado os Nets. No entanto, isso não é bom. A franquia e o esquema de Atkinson ficou conhecido por ser coletivo, de distribuição de bola e sem nenhum ego maior que o de outro. 

Foram 112 pontos por jogo em 2018-19, número que aumentou para 120 nesses quatro jogos da atual temporada. Mas a defesa, por outro lado, que também sofria 112 pontos por partida, teve uma queda absurda, tendo a marca de 122 pontos de média (4º pior índice da NBA).

O número de assistências por jogo também caiu de 23,8 para 22,3. O jogo mais concentrado em Irving, em isolations, algo que é comum no jogo do armador, dificulta algumas ações coletivas.

Claro, é o começo de uma nova era em Brooklyn. Irving parece saudável para em quadra ajudar os companheiros a se acostumarem com seu jogo, assim como ele se adaptar ao sistema de Atkinson. Os Nets precisam do seu principal jogador para melhorarem na temporada, mas hoje eles estão piores do que em 2018-19.

O Brooklyn Nets, de Irving, enfrenta o Houston Rockets nesta sexta-feira, a partir das 20h. Mais tarde, às 22h30, tem Dallas Mavericks x Los Angeles Lakers. Ambos os jogos com transmissão da ESPN e WatchESPN.

Fonte: Leonardo Sasso

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *